Projetos

Testemunho: Digital Youth Dialogue and E-Participation in Policy Making

"No verão de 2021, ao terminar o meu 3º ano de Licenciatura em Direito decidi inscrever-me para participar num programa de mobilidade de Erasmus+, o “Digital Youth Dialogue and E-Participation in Policy ”
Fiquei bastante feliz, pois era algo que tencionava fazer durante a minha vida académica. Este programa realizou-se em Cagliari na Itália. Sempre foi um país que me fascinou e que quis conhecer, a necessidade de aperfeiçoar o meu inglês, aprender uma nova língua sempre foram fatores que me motivaram ainda mais, tal como referi na minha candidatura.
Dia 20 de julho de 2021, apanhei o avião com as minhas colegas e fomos em direção a terras italianas (foi uma viagem complicada, pois tivemos de passar a noite no aeroporto de Lisboa e fazer escala no aeroporto de Amesterdão, mas com boa companhia tudo se faz).
Quando cheguei a Cagliari fiquei surpreendida, pois o tempo era tão húmido como o dos Açores, senti-me em casa.
Fomos muito bem recebidos pela equipa italiana que coordenava o projeto principalmente o Giangi e o Andrea. Sem eles a nossa viagem não teria sido tão divertida nem fácil.
Os dias foram passando e fui ganhando confiança com os outros colegas de Erasmus de outros Países (Itália, Malta,Chipre), o único ponto negativo desta viagem foi o facto de estarmos no meio de uma pandemia o que dificultou com que o nosso grupo não se envolvesse muito com os restantes (éramos os únicos que não éramos vacinados e por isso não participávamos nas idas as esplanadas noturnas).
Além das incríveis amizades que fiz, aprendi como é a realidade nas outras ilhas sobre diversos temas político-culturais.
Posteriormente aos trabalhos em grupo e apresentações, aos workshops, aos Feedbacks em relação à plataforma que estava a ser criada seguiram-se os almoços e jantares típicos, os passeios pela cidade, as idas à praia, o convívio.
Devo dizer que sem dúvida este foi um projeto que nunca esquecerei e não estou nada arrependida. Quando regressei a casa no dia 25 de Julho a vontade de ficar por terras Italianas era imensa, custou muito deixar aquela cidade, aqueles colegas fantásticos, custou deixar tudo aquilo que construí por lá num curto espaço de tempo, mas teve que ser (espero um dia poder voltar).
Erasmus+ é uma forma de enriquecimento cultural, académico, uma lição de vida, uma forma de crescimento a nível psíquico e de nos tornarmos independentes. Foi uma experiência inesquecível e que levo comigo para o resto da vida. Repetiria facilmente."