Notícias

print

AJITER abre Centro UNESCO “Jovem Ínsula”

Realizou-se, esta quinta-feira, na Casa do Jardim duque da Terceira, em Angra do Heroísmo, a assinatura do Protocolo entre a Comissão Nacional da Unesco e Associação Juvenil da Ilha Terceira - AJITER com vista à criação do mais recente Centro UNESCO, ou seja, o “Jovem Insula”. A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença e intervenção de entidades regionais e nacionais, nomeadamente, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias; o Vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural das Infraestruturas e Mobilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Osório Silva; o Vereador com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles e, com a Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito. 

Considerando o interesse de ambas as instituições no reforço do seu relacionamento, o Presidente da Associação Juvenil da Ilha Terceira, Décio Santos, salienta que a abertura do “Centro UNESCO Jovem Ínsula” tem enquadramento da missão da AJITER no que se refere promoção de uma cidadania mais activa e participativa junto dos jovens assente numa aposta muito vincada na educação e inclusão Social. 

O Presidente finalizou a sua intervenção agradecendo o apoio do Governo Regional, Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória em relação a todo o apoio dado à atividade da associação e, também, à UNESCO pela confiança demonstrada em matéria de cooperação. Reforçando que os Açores estão ligados de uma forma especial à UNESCO - tendo sido a Cidade Património Mundial da Humanidade Angra do Heroísmo a primeira candidata nacional reconhecida com o título da UNESCO, a Secretária Executiva da Comissão Nacional, Rita Brito, enaltece a relação de confiança entre ambas as organizações, registando a relevância das mesmas na missão de incrementar o movimento juvenil de um forma ativa na comunidade para uma tradução prática da missão UNESCO. 

Fortalecendo o papel da AJITER pela comunidade, principalmente, pelo público jovem o Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Osório Silva, felicita Décio Santos, Presidente da Associação Juvenil da Ilha Terceira, por todo o trabalho desenvolvido, considerando, que o protocolo com a Comissão Nacional da UNESCO pode valorizar o papel dos jovens na valorização do Património da Terceira, sendo que, a AJITER passa a ter um desafio interessante podendo dar contributo ao Geoparque e aumentar as potencialidades da Ilha. 

O Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles, distingue a UNESCO no seu papel de reconhecimento de bons programas e boas entidades, como a AJITER, referindo, que esta é um bom exemplo do bom trabalho que se tem desenvolvido na Terceira e nos Açores em prol dos jovens. Refere ainda, que Câmara de Angra do Heroísmo vê e reconhece a importância desta parceria, considerando, uma mais-valia para a dinamização da diversidade cultural e responsabilidade das relações humanas, não só no concelho, mas, da Ilha Terceira. Considerando o desenvolvimento da parceria, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, lança o desafio à Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, para que em 2018 o Encontro dos Centros e Clubes UNESCO seja feito na Cidade Património, Angra do Heroísmo. 

Após, o desafio, Berto Messias, saúda a AJITER pelo que representa para o governo em prol da juventude, enaltecendo, os seus 15 anos de contributo e credibilidade junto da juventude açoriana de forma ímpar sendo hoje uma referência no trabalho com os jovens. Berto Messias, reforça o relacionamento que a associação mantém com os jovens e que nunca esta se fechou sobre si própria, procurando sempre parcerias regionais e comunitárias, garantindo e trabalhando para principalmente quem está estudar lá fora, volte com uma maior qualidade de vida.


2017-07-21 00:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por