Feira “Angra com Futuro” capacita jovens para o empreendedorismo
A AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, organizou durante o passado fim-de-semana a segunda edição da Feira “Angra com Futuro – Mostra de Projetos Empreendedores e Capacitação”. A iniciativa teve lugar num recinto montado para o efeito no Pátio da Alfândega, em Angra do Heroísmo, e juntou jovens empreendedores, empresários e organizações num evento único na ilha Terceira.
Ao longo de três dias de Feira, dez projetos inovadores partilharam um mesmo espaço com sete entidades que lidam diariamente com as questões pertinentes para a criação de novas empresas e questões de gestão diária. Foram elas o Instituto da Segurança Social dos Açores, a GRATER (Associação de Desenvolvimento Regional), a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores) e as incubadoras “Startup Angra”, “Praia Links” e “Terinov“ (Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira). Quanto às empresas e ideias de negócio inovadoras, estiveram representados, entre 18 e 20 de Novembro, as terceirenses “Estôa Shirt”, “Terceira Algae.Export”, “O Nosso Mel, Para Si”, “Azif”, “ACDA”, “Airmade” e “Comarketing”.
Para além dos projetos locais, estiveram presentes alguns exemplos de boas práticas a nível regional e nacional, nomeadamente, com a presença da empresa picarota de enoturismo, “Adega a Buraca”, da única empresa de videojogos dos Açores, “Cereal Games” e do projeto de produção de gin alentejano, “Sharish”. Esta foi a segunda edição da Feira “Angra com Futuro”, tendo havido um salto qualitativo bastante evidente face à anterior, que se espera melhorar na terceira edição, já em 2017.
Para o presidente da AJITER, Décio Santos, «o trabalho de dinamização do mundo empresarial açoriano faz mais sentido do que nunca, pois, o clima de confiança económica que vivemos em conjunto com os bons resultados de todo o trabalho que tem sido feito neste domínio por diversos atores impulsionam novos desafios, sendo um passo fundamental o estabelecimento de redes de contatos efetivas entre empresários e entidades, bem como a formação de profissionais mais capazes e empreendedores».
Nesse sentido, foi criado um espaço dedicado à condução de sete oficinas de empreendedorismo diferentes. Os workshops tiveram inscrições abertas ao longo de uma semana e foram de entrada livre. Rui Sousa, da Competir Açores, conduziu as sessões “Fazer o meu próprio plano de negócios” e “Fazer o meu negócio competitivo: Aprender com os maiores erros dos empreendedores”; Rúben Quadros Ramos, técnico de comunicação da CMAH, orientou a sessão “Como criar o teu próprio website sem esbanjar dinheiro”; já o psicólogo e life coach Pedro Alves, elaborou sobre o tema “Aprender a gerir o meu tempo e a minha equipa”. No domingo, Ana Seirôco e Décio Santos, da AJITER, conduziram as sessões “Criar empresas em 60 minutos” e “Conseguir satisfazer o meu cliente e assegurar a qualidade de serviço”, respetivamente.
Por fim, Sancha Cruz, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, ajudou a “Conhecer as obrigações legais e fiscais da minha empresa”. Para além das oficinas de empreendedorismo, foram criados momentos de capacitação determinantes no recinto principal da feira. A representante da Grater, Carmen Toste, explicou quais os “Investimentos na criação e no desenvolvimento de atividades não agrícolas”, apresentando a Intervenção 6.4 do programa PRORURAL+. Lázaro Raposo, da empresa Cereal Games, proferiu a palestra "Serious Games: thinking global, acting local", sobre a necessidade de expandir o mercado local e, por último, a gestora de projetos, Ana Seirôco, divulgou algumas das oportunidades de mobilidade internacional da AJITER, desmistificando as oportunidades de voluntariado, formação, emprego e estágios internacionais propostos pela Comissão Europeia.
2016-11-23 00:00:00