Notícias

print

Angra do Heroísmo acolheu a Quarta "European Meeting” do projeto “I-PLAY”

Com organização da AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, realizou-se, entre a passada segunda-feira, dia 20 de março e 23 de março, quinta-feira, na cidade de Angra do Heroísmo a quarta reunião europeia do projeto "I-PLAY: INTERNET ACCESS FOR PARTICIPATION, LEARNING AND ACTIVE YOUTH", o qual decorre no âmbito do programa europeu “Europa para os Cidadãos” ou “Citizens for Europe”.



A reunião contou com a participação de 19 participantes internacionais, provenientes de sete países da UE (Itália, Grécia, Bélgica, França, Portugal, Lituânia e Roménia) e por um país vizinho, Albânia.



Este projeto visa, através da partilha de boas práticas e análise de realidades locais,  estabelecer uma rede de organizações e cidades e dar voz às zonas rurais e periféricas e aos cidadãos com exclusão digital (migrantes, refugiados, deficientes, etc.), promovendo o debate sobre a necessidade de igualdade e qualidade no acesso à Internet bem como a relevância desta ferramenta no seu futuro dentro da União Europeia.



Este, que se tratou do quarto evento internacional do projeto, depois dos realizados em Itália, Grécia e Lituânia, foi subordinado ao tema específico da “Digital Communication” (Comunicação Digital), tendo o programa de dois dias contado com diversas vertentes.



Para além partilha de boas práticas sobre o tema central, o programa de dois dias de trabalho contou com diversas visitas  de estudo focadas nos bons exemplos em matéria de  comunicação ao Museu de de Angra do Heroísmo, Jornal Diário Insular, Rádio Voz dos Açores, Queijo Vaquinha  bem como uma recepção pelo Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo nos Paços do Concelho da Cidade.

O programa ficou completo com a  realização de uma conferência sobre “Digital Communication” na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade destinada aos participantes internacionais bem como aos alunos da referida escola, a qual contou com intervenções de Margarida Sodré ( Centro Europe Direct), Daniela Guilherme (Relações Públicas e Redes Sociais) bem como de Rui Caria (Jornalista).



Houve ainda hipótese para contatar diretamente com o património cultural da cidade de Angra bem como com a gastronomia típica portuguesa e da ilha Terceira, em particular.



Este projeto terá, ainda, mais dois eventos do género, nos próximos meses de Abril e Maio, em Bruxelas (Bélgica) e Tirana (Albania) onde será realizada a conferência final, respectivamente.

2023-03-24 13:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por