AJITER presente em reunião do projeto #I-PLAY em Atenas
O projeto "#I-PLAY: Internet access for Participation, Learning and Active Youth" é um projeto europeu aprovado pelo programa europeu "Europe for Citizens" , que conta com a participação de sete países da UE (Itália, Grécia, Bélgica, França, Portugal, Lituânia e Roménia) e por um país vizinho, Albânia.
Entre 23 e 25 de janeiro, a AJITER participou na segunda reunião do projeto com o tema de solidariedade digital, na cidade de Atenas, Grécia, que se dividiu em dois momentos:
A primeira parte decorreu na Sala dos Vereadores do Município de Korydallos onde estiveram presentes os representantes dos parceiros de todos os países do projeto bem como cidadãos e alunos do 4º e 5º ano do Liceu Geral do município, juntamente com Estudantes Universitários de Atenas, para debater e trocar opiniões sobre iniciativas, políticas e boas práticas de solidariedade digital dos seus países, onde assistimos virtualmente o Dr. Leandros Maglaras, Professor de Segurança Cibernética da Edinburgh Napier University, Reino Unido, ex-Diretor da Autoridade Nacional de Segurança Cibernética da Grécia, Ministério de Governança Digital -Autoridade Nacional de Segurança Cibernética, e Sr. Nikolaos Moraitakis, Gerente de Comunicação, Região Europe Direct de Creta, sobre “Ferramentas de participação da juventude/ e-democracia”.
A segunda parte decorreu na Universidade do Pireu, mais especificamente, no Programa de Pós-Graduação “Bioeconomia, Economia Circular, Desenvolvimento Sustentável”, do Departamento de Economia, sob a coordenação da Prof. Constantina Cottaridi, onde ocorreu a Mesa Redonda sobre Cidades Inteligentes e Solidariedade Digital, com foco no direito de acesso à Internet, uso de ferramentas online e digitais na educação.
O objetivo do projeto I-Play é dar voz aos territórios rurais e periféricos e aos cidadãos digitalmente excluídos (migrantes, refugiados, pessoas com grau de deficiência,…), facilitando debates sobre a necessidade de igualdade de acesso à Internet, disponibilidade e acessibilidade de internet para cidadãos com deficiência, igualdade de acesso e género, crowdfunding, entre outros.
Estão previstas novas reuniões do projeto, nos próximos meses, sendo que uma delas se realizará na ilha Terceira, no próximo mês de março.
2023-02-02 15:00:00