Concurso de música premiou João Moniz com o prémio Melhor Projeto e Melhor Letra. Os Assintomáticos levam prémio Melhor Original
São já conhecidos os vencedores do concurso Angra Sound Bay 2020. O concurso reconheceu o músico micaelense João Moniz como o Melhor Projeto desta terceira edição e o tema “Amor sem Nada”, do projeto Os Assintomáticos, como o Melhor Original. A letra com o título “Saudade”, também da autoria de João Moniz, venceu o galardão do Melhor Letra do Angra Sound Bay 2020.
O concurso Angra Sound Bay 2020 é uma iniciativa de promoção da criação de música original aberta a todo o território nacional, sendo promovido pela AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.
Ao longo de duas semanas, entre 26 de outubro e 07 de novembro, 12 projetos musicais apresentaram os seus temas originais em Audições ao vivo através do Facebook da AJITER. Já no passado dia 13 de novembro, a organização deu a conhecer os resultados finais do concurso, também em direto na página da associação.
A concurso, estiveram quatro projetos oriundos da ilha Terceira, nomeadamente da cidade de Angra do Heroísmo: Pandémicos, ART’Fado, Os Assintomáticos e Video Gaming Sound Track. Concorreram, ainda três projetos da ilha de São Miguel, concretamente, um de Ponta Garça (João Moniz) e dois da cidade de Ponta Delgada (Dreaming in Black e The Quiet Bottom). Já do território continental, participaram três projetos lisboetas (RARA, Shadow e The Dust), um projeto do Cartaxo (The Town Bar) e um projeto de Mem Martins (Piece of Cake).
Durante a sessão de anúncio dos vencedores, na passada sexta feira, Décio Santos, presidente da AJITER, referiu que o modelo adaptado do concurso ao digital em resposta à crise pandémica permitiu que os vídeos das Audições chegassem a um número sem precedentes de espetadores. De acordo com o responsável, foram mais de 40 mil as pessoas alcançadas ao longo das duas semanas de transmissões em direto, havendo o potencial de vir a aumentar este número, já que os vídeos estão permanentemente disponíveis na página do Facebook da associação.
O PROCESSO
Os resultados anunciados são o resultado de um processo de votação do público e de um corpo de jurados. Ao longo das Audições, o júri atribuiu pontuações aos concorrentes e o público pode votar para auxiliar a encontrar o vencedor do concurso. O corpo de jurados do concurso Angra Sound Bay 2020 foi composto por três especialistas da área da música que pontuaram os projetos recorrendo à sua vasta experiência musical. Cláudio Silva, é técnico de áudio e realizador do programa de rádio “Cascais Garage”; João Félix é um cantor e autor que tem projetado internacionalmente a música terceirense, e Terry Costa é diretor artístico da Mirateca Arts e dinamizador cultural.
Ao contrário das edições anteriores, o Angra Sound Bay 2020 decorreu unicamente online. O novo modelo do concurso foi imposto pelas condicionantes vividas devido ao surto COVID-19 e pelas restrições à realização de eventos de maior dimensão em espaço público aberto. Desta forma, a organização pretendeu manter ativa a iniciativa, que visa apoiar os criadores de música original em Portugal, assegurando, simultaneamente, a segurança de todos os envolvidos.
O concurso Angra Sound Bay visa premiar projetos musicais portugueses e tem como missão promover e incentivar a criatividade musical e a criação de temas originais. Para os participantes, esta iniciativa representa uma oportunidade para lançar projetos musicais e interagir com músicos de realidades distintas, num ambiente de partilha musical.
João Moniz e Os Assintomáticos venceram, então, os três galardões a prémio: Melhor Projeto, Melhor Original e Melhor Letra. Além de troféus, foram atribuídos prémios pecuniários de 750, 350 e 150 euros respetivamente. Além disso, foi atribuído um prémio de participação a todos os concorrentes no valor de 125 euros.
Para mais informações sobre o concurso, consulte a página da AJITER, ajiter.pt, ou contacte a organização através do e-mail secretariado@ajiter.pt ou do telefone +351 295 212 410.